topo
menu

Ecologia Humana : o verdadeiro significado Honnō     

 

A ecologia é vista como a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e desses com o meio orgânico e inorgânico no qual vivem. Dessa forma, a Ecologia Humana é definida como um ramo da ecologia que estuda as relações das comunidades humanas com o meio ambiente”, afirma Dr. Sohaku Bastos. 

 

No Extremo-oriente, a concepção de Ecologia Humana tem uma estreita relação com a capacidade do ser humano de interagir com a natureza, diferente da percepção ocidental. Uma visão mais ampla e profunda dessas interpretações é o que de fato exprime a ciência da Medicina Oriental Honnō dentro do contexto ocidental. 

 

No ocidente é comum interpretar a Medicina Oriental como um punhado de teorias filosóficas relacionadas a entidades religiosas, seitas e congregações, sem uma base científica que comprove seus resultados.

 

Tratando-se de práticas relacionadas à prevenção de doenças e manutenção da saúde, de médio e longo prazo, tornam-se menos perceptíveis que os tratamentos ocidentais, baseados em medicamentos e cirurgias para pacientes em estado grave. 

 

Com a evolução científica dos últimos 30 anos tem sido possível comprovar a eficácia das terapias tradicionais do Oriente, principalmente da Acupuntura. As neurociências, dentre outros segmentos da pesquisa científica, tem elucidado os mecanismos de ação de muitas práticas de saúde do Oriente.

 

"É bom lembrar que a medicina ocidental quase sempre trata o paciente quando este já está debilitado, não percebendo o estágio inicial de desarmonia que leva o paciente à doença".  

 

Quando a Medicina Oriental foi traduzida para os idiomas ocidentais, seus intérpretes, em grande parte, não puderam transmitir a amplitude de significados que o estudo da medicina tem para os orientais. Houve e ainda há muitas incorreções em seus significados. 

 

É fato que a Medicina Oriental contém muitos ensinamentos filosóficos que esclarecem sobre as forças da natureza humana e do Universo. 

 

O desenvolvimento humano acompanha constantemente as descobertas da ciência, a Medicina Tradicional seguiu o mesmo percurso. Desde os primórdios, esta medicina observa no ser humano os efeitos das terapias de toque, evoluindo para uso das ervas, acupuntura, moxabustão etc.

 

A natureza humana tem todo o potencial inato de desenvolvimento, não se limitando somente ao conhecimento objetivo, mas, também, a criatividade, ao auto-aprendizado e a todas as demais faculdades naturais inerentes ao ser humano.

 

"Uma maneira mais simples de interpretar a natureza humana é interpretar a natureza em geral, sempre em constante transformação e desenvolvimento".     

 

O estudo da relação do ser humano com o seu meio ambiente natural como simples referência à Ecologia Humana, coloca o Sistema Honnō de Saúde em contato com a maneira ocidental de observar a ciência.

O ser humano possui um ambiente interno vivo, são 100 trilhões de microorganismos convivendo com as nossas 10 trilhões de células. Somos também mais de 6,5 bilhões de indivíduos da mesma espécie convivendo entre si e um número incontável de seres de outras espécies, todos convivendo no mesmo planeta. 

Como tratar dessas relações com equilíbrio e responsabilidade sem que nós ou as outras espécies sejam prejudicadas ou favorecidas em demasia? Como lidar com as questões ambientais do nosso organismo interno e do nosso meio externo? Como viver em paz, tranqüilidade e harmonia num mundo tão povoado e cheio de desrespeito com a natureza? 

Estas e outras questões não podem ser respondidas sem uma reflexão profunda com amplitude de saberes e conhecimentos. As milenares ciências orientais nos possibilitam uma visão mais filosófica, profunda e complexa de nossa constituição, a otimização das relações que temos com ambiente externo e especialmente da conscientização das energias sutis, que nem sempre percebemos existir dentro e fora de nós. A Verdadeira Medicina Tradicional nos coloca em contato com nossa própria natureza.

O Sistema Honnō
de Saúde engloba todas estas questões, enfatizando a natureza humana e tratando de maneira integrada as diversidades de cada ser humano, através de um contexto individualizado, no qual cada praticante pode desenvolver sua capacidade de criatividade, renovação da vitalidade e, também, de todos os seus potenciais inatos e adquiridos.

 

 Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos