topo
menu

Sistema Honnō de Saúde: O que é  

 

O Sistema Honnō de Saúde é baseado no processo terapêutico japonês Honnō-Ryohō, proveniente da Medicina Natural Japonesa, e ensinado de mestre para discípulo, assim como as tradições antigas no Japão. Praticado desde a antiguidade, contém fundamentos das artes e ciências japonesas ancestrais e da antiga Medicina Chinesa.

O termo Honnō ou Benen (Bian Chie), em chinês, é representado por dois ideogramas: Hon que significa origem, originalidade e No que significa capacidade, potencialidade. Saiba mais.

Este termo é muito conhecido no Extremo Oriente simplesmente como instinto, sendo confundido apenas como o instinto básico de sobrevivência. Entretanto, seu significado vai além deste sentido, representando a essência da natureza humana que exprime o que é natural no homem e o que é humano na natureza.

"O Honnō é a raiz do pensamento filosófico que influenciou a maioria das filosofias da China e do Japão. Toda a concepção da filosofia médica oriental envolvendo saúde, doença e cura tem sua origem na integração do homem com a natureza, formando um todo indivisível e coerente. Na atualidade, respalda-se, também, em conceitos das neurociências e em recentes pesquisas psicobiológicas, bem como na física moderna, as quais têm ajudado a elucidar seus mecanismos de ação".

O Honnō como processo terapêutico diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de auto-organização, por conseguinte, do restabelecimento de faculdades inatas inerentes aos seres vivos, sendo que no ser humano este potencial resiliente se encontra, em grande parte, adormecido.

 

Trazido para o Brasil por Dr. Sohaku Bastos, um dos precursores das práticas da medicina oriental em nosso país, o Sistema Honnō de Saúde é um verdadeiro sistema integrado de saúde que abrange diversas práticas e saberes orientais. De acordo com ele, “as práticas de ecologia humana e a obtenção de certos conhecimentos milenares do Oriente, o ser humano é capaz de se reorganizar encontrando sua natureza original e seu potencial inato para a cura, a saúde, o bem-estar e a longevidade”.  Para saber mais.

Foto Dr. Sohaku Bastos recebendo o diploma do Dr. Iwata

Conceito Honnō: Integração com o Universo

As medicinas ancestrais e tradicionais do Oriente, foram sendo desenvolvidas no decorrer dos séculos através da observação da natureza como um todo, acompanhando o desenvolvimento do homem e da humanidade desde os primórdios e transmitindo conhecimentos e práticas de suas tradições de mestre para discípulo.

As teorias das ciências orientais relacionadas ao Tao, Qi, Yin-Yang, Prana, Ayurveda etc, sinalizam para a integração do homem com a natureza na dinâmica do universo. O homem, parte integrante da natureza, está em conexão com as forças do universo que regem todos os sistemas e códigos da vida, desde átomos, células e até planetas.

 

Em japonês, o termo “Shinzen no Ugoki” significa a magnitude do movimento da natureza que influencia todos os aspectos da vida humana e do universo”, afirma o Dr. Sohaku Bastos. Saiba mais.

 

A transformação de matéria em energia e vice-versa só é possível pelo movimento e ele mesmo, também, é energia. Representa a essência de todas as coisas e a sustentação da vida. Todo ser humano tem o seu próprio movimento inato e autêntico oriundo de sua natureza original: o movimento Honnō que obedece aos ciclos e ritmos da natureza que, por sua vez, são determinados pelo movimento do universo”, diz.

 

Estar em sintonia com as forças da natureza é estar em Estado Honnō. Da mesma forma que existe no universo, através do movimento, a inteligência, a energia, a ordem e a auto-organização, existe, também, esta mesma manifestação no organismo humano. Células, tecidos, órgãos, moléculas mensageiras, emoções, pensamentos e sentimentos estão permanentemente em transformação para a evolução da vida.

Para o Dr. Sohaku Bastos, “a vida humana se manifesta na capacidade de integrar a auto-organização, a inteligência e a energia. Porém, isso só é possível com a magnitude do movimento. Todas as etapas da vida humana evoluem de acordo com a capacidade de movimento que o homem possa realizar, adquirindo energia, armazenando-a, produzindo-a e fazendo-a interagir com o meio ambiente, circulando-a interna e transformando-a externamente”.

O ser humano, desde sua concepção até a morte, depende dessa lei universal. A saúde, as doenças e suas curas derivam da capacidade ou não do organismo estar apto a sintonizar com este potencial inato e muitas vezes adormecido, de auto-organização, auto-regulação e, sobretudo, de reencontrar seu movimento inato: o movimento Honnō de auto-regeneração.

Aquele que consegue se harmonizar com seu movimento Honnō, consoante sua natureza original, não adoece com facilidade, não envelhece precocemente e se mantém hígido e saudável”, complementa Dr. Sohaku Bastos.

Partindo dessas premissas, Dr. Sohaku propõe um modelo diferenciado no tratamento de doenças e na busca do bem-estar e da longevidade: O Sistema Honnō de Saúde, fomentando a arte da medicina natural japonesa e diversas outras ciências orientais integradas para o cotidiano do homem brasileiro.




Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos