topo
menu

História do Honnō  

Desde o início da história da humanidade houve uma grande preocupação do homem com sua sobrevivência e sua saúde. O instinto de auto-preservação dotou o ser humano de uma inteligência inata capaz de distinguir o que é essencial do que é totalmente desnecessário à sua vida.     

O homem moderno, infelizmente, perdeu a capacidade de discernir, intuir e identificar as situações que ameaçam sua integridade física e mental, expondo-se a situações extremamente deletérias para sua saúde e para sua vida. Assim começou a História do Honnō e da própria medicina oriental: preservando a vida e a saúde, bem como, fomentando o bem-estar e a felicidade. 

O Honnō se fundamenta na dinâmica do universo como entendimento da própria vida. Conhecido como a antiga medicina natural japonesa Honnō (Bian Chie, em chinês), foi influenciada pela milenar medicina chinesa. O Honnō se baseia na observação do ser humano em integração com a natureza e com o universo, formando um todo indivisível e coerente. Saiba mais...

O Honnō como processo terapêutico e sistema preventivo de saúde foi se aperfeiçoando nos séculos mais recentes, tornando-se conhecido no Japão como Honnō-Ryohō. Ensinado de mestre para discípulo, o método terapêutico Honnō da medicina oriental acompanhou a família Iwata, no Japão, até ser transmitida ao Dr. Sohaku Bastos, no início dos anos 70:

 “Aprendi com o mestre Iwata, que aprendeu com seu pai, a arte-ciência da natureza humana Honnō. Aquele sisudo mestre de medicina oriental tinha, em verdade, um coração puro e incontaminado como de uma criança e uma rara sensibilidade na relação com as pessoas”. Segundo Dr. Sohaku, o mestre Iwata afirmava: “As pessoas dizem que quem vê cara não vê coração, mas isso não corresponde à verdade. Quem vê cara, vê coração. O problema é apenas saber olhar o coração”.

Na segunda metade do século XIX, no Japão, o professor Tokunosuke Iwata na busca desesperada para a cura da grave enfermidade que afligia sua filha mais velha, procurou um mestre de medicina oriental chamado Honmei que prometeu curá-la em apenas 13 dias, através de práticas terapêuticas energéticas mente-corpo. A estranha enfermidade poderia ser comparada hoje em dia a uma doença auto-imune que comprometia as articulações e a função renal (lúpus eritematoso sistêmico?). Contudo, o tratamento indicado surtiu efeito.

(Prof. Tokunosuke Iwata, fundador da Associação Japonesa de Medicina Oriental Honnō e pai do Dr. Yuji Iwata, mestre do Dr. Sohaku Bastos.)

Devido à cura surpreendente de sua filha, Tokunosuke resolveu aprender o método terapêutico empregado e, anos depois, começou a clinicar com os conhecimentos adquiridos. Iniciou um trabalho de divulgação do método Honnō de Medicina Oriental em todo o Japão. Trabalhou em diversos hospitais, conseguindo apoio e cooperação de muitos médicos alopatas da época.       

Por volta de 1905, o método Honnō ganhou muitos adeptos na classe médica no Japão. Tal foi o sucesso que Tokunosuke resolveu escrever livros com a ajuda de seus alunos médicos, os quais pesquisaram o método Honnō nos campos da psicologia, biologia e medicina. Nessa época, seu filho e seguidor Dr. Yuji Iwata já estudava com o pai.  

Foto de Dr. Yuji Iwata em meados do século XX. 

Prof. Tokunosuke ministrou cursos em todo o Japão, em Taiwan na China, na Manchúria, na Coréia e nas Ilhas do Sul do Japão. Contudo, o advento da primeira e, posteriormente, da segunda Grande Guerra provocou um declínio das práticas de saúde da medicina oriental, por força da proibição das mesmas, sobretudo em 1945, quando ocorreu o bombardeio das grandes cidades do Japão e a destruição de escolas, hospitais, universidades etc.

Foto de formatura de uma turma do início do século XX

Após o período da última proibição (1945–1948), a medicina oriental no Japão foi resgatada e com ela o método milenar Honnō. Nesta época, com o falecimento de seu pai, Dr. Yuji Iwata assumiu a direção da instituição de medicina oriental fundada por seu genitor.

Em 1973, Dr. Sohaku Bastos, que estudava medicina oriental no Japão, foi apresentado ao Dr. Yuji Iwata na Escola de Medicina Humana de Osaka (Ningen Igaku-in) dirigida pelo Dr. Takaaki Ohura, especialista em nutrologia. Dr. Iwata lecionava o método Honnō de medicina oriental nesta escola e, também, em sua instituição particular de ensino na cidade de Tsuyama, no Japão.

Após ser aceito como discípulo de Dr. Iwata, Dr. Sohaku juntamente com seu colega Dr. Yoshishige Okai, concluíram o curso de mestrado no final de 1974. 

  

Dr. Iwata ladeado por seus alunos Sohaku e Okai, após a formatura do curso de mestrado.

Após 34 anos, Dr. Sohaku e Dr. Okai se reencontram no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, durante o Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica e proferem Conferência sobre o Sistema Honnō de Saúde. 

Dr. Sohaku pode ser considerado um mestre remanescente do método Honnō, não apenas no Brasil, mas no mundo.

O Japão, assim como os demais países do Extremo Oriente, perdeu no decurso de sua história e de suas guerras, a conexão com as gerações passadas em diversas tradições como a Medicina Oriental (Toyo Igaku e Kanpo Yaku). Por esse motivo, mesmo no Oriente, é difícil encontrar mestres voltados para a integração das práticas de saúde pelo modelo tradicional. A esmagadora maioria dos profissionais que se dedica à medicina oriental, tanto no Japão quanto na China e na Coréia, emprega a acupuntura e outros recursos terapêuticos unicamente na cura de doenças e no controle de seus sintomas. Raramente se dedicam à promoção da saúde, consoante o método Honnō.    

O método Honnō-Ryohō associado às diversas técnicas da Medicina Oriental, sob orientação de Dr. Sohaku Bastos e colaboradores, estão disponíveis na Academia Honnō de Saúde, sediada no Rio de Janeiro.

Atualmente, o ser humano está desconectado de sua verdadeira natureza original e procura alternativas e soluções para a sua saúde e seu bem-estar por um caminho que a medicina convencional está longe de entender”, afirma Dr. Sohaku Bastos.



 Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos