topo
menu

Como uma alimentação realmente saudável pode mudar a sua vida?

 

Por Clarissa Hashimoto Taguchi*

Como uma alimentação realmente saudável pode mudar a sua vida?

Quando se fala em mudar o estilo de vida para obtenção de uma vida mais saudável, a primeira questão que nos vem à mente é a mudança dos hábitos alimentares. Uma mudança nos hábitos alimentares realmente é primordial tanto para o restabelecimento da saúde quanto da manutenção da mesma. Mas o que é uma alimentação realmente saudável e como ela pode nos ajudar? Isto é uma outra questão... 

·         Alimentos saudáveis são aqueles que contêm nutrientes. Tanto os essenciais na manutenção do funcionamento de nosso organismo, como carboidratos, vitaminas e sais minerais e/ou, funcionais, como licopeno e selênio, antioxidantes que desaceleram o envelhecimento das células, colaborando na recuperação de tecidos saudáveis.

·         Alimentos saudáveis não contêm substâncias que possam prejudicar nosso organismo. A maioria dos alimentos industrializados contém conservantes, emulsificantes, estabilizantes, corantes etc. Estas substâncias, sozinhas ou combinadas, são prejudiciais ao nosso organismo, pois se tratam de substâncias químicas que não são alimentos e que, portanto, não são devidamente metabolizadas pelo organismo humano, tornando-se xenotoxinas que se acumulam no organismo e se tornam até cancerígenas. O uso de agrotóxicos também é uma sobrecarga tóxica para o organismo, depositando resíduos químicos tanto na seiva das plantas quanto na superfície dos alimentos, além de contaminar rios e lençóis d’água.

·         Alimentos saudáveis são elaborados de forma a promover nossa saúde. O preparo dos alimentos influencia tanto a capacidade de absorção dos nutrientes pelo organismo quanto às condições físico-químicas dos alimentos e seus nutrientes. Vegetais crus possuem suas propriedades físico-químicas intactas, enquanto que alguns alimentos cozidos são melhores absorvidos pelo organismo. Grãos germinados, a comida viva, possuem capacidades desintoxicantes e a água mineral de boa qualidade possui pH neutro ou levemente alcalino que colabora na absorção de nutrientes, além de conter sais minerais essenciais.

Os Sinais do Corpo

Nosso sistema digestivo é aquele que assimila os nutrientes dos alimentos ingeridos e que repõe a energia gasta ao longo do dia. Ele é acionado ao nascer e passa por adaptações no decorrer da vida que são, na verdade, as necessidades que o organismo tem em cada fase da existência.

Quando bebês, estamos adaptados a digerir a proteína do leite; quando crianças, estamos ávidos por crescer; quando adolescentes, enfrentamos as mudanças hormonais; quando adultos, estamos nos preparando para o estágio seguinte de pleno envelhecimento das células. Da mesma forma que o corpo se adapta às fases da vida, o sistema digestivo precisa assimilar e fornecer os nutrientes e a energia necessários a cada fase e, também, colaborar na cura e restabelecimento do organismo.

Devido à importância que o sistema digestivo tem para o funcionamento do corpo é que uma simples mudança nos hábitos alimentares proporciona resultados tão claros. Porém, uma alimentação saudável não se resume à ingestão de nutrientes. Uma alimentação saudável deve repor a energia, colaborar na manutenção da saúde e, também, permitir que o organismo efetue suas funções de combate às doenças.

Uma alimentação saudável nada tem a ver com restrições exageradas, tampouco com excessos. Tanto o corpo quanto a mente tendem a buscar o equilíbrio, procurando os alimentos certos para cada fase da vida. O ato de se alimentar se expressa na vontade do corpo e da mente. Para uma alimentação saudável é preciso saber ouvir os sinais do organismo, fazendo com que o processo digestivo permaneça em bom funcionamento e, também, saber escolher os alimentos para obter uma plena absorção dos nutrientes necessários ao dia-a-dia.  

* Clarissa Taguchi ministra aulas de culinária de Alta Vitalidade, informações clarissataguchi@gmail.com

 

I Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica

 

  Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos