topo
menu

Acupuntura Japonesa: Passado e Presente    

 

Dr. Sohaku Bastos

Presidente Executivo do Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura

drsohaku@abacocba.org.br

www.acupunturabrasil.com.br

Originária da China, a Acupuntura foi introduzida oficialmente no Japão há 1.500 anos. Entretanto, estudos arqueológicos realizados nos anos 60, sinalizam que agulhas de pedras e ossos de animais descobertos no Japão foram utilizadas como terapia acupuntural há mais de cinco mil anos (Período Jomon 13000 a.c a 300 a.c).

A partir da Era Yayoi (300 a.c a 300 d.c), durante o reinado da Imperatriz Himiko no Japão, a antiga medicina japonesa baseada no conhecimento da natureza e da relação do homem com o universo (Honnō) teve um grande desenvolvimento, principalmente com a integração com a antiga medicina chinesa. Em verdade, a Acupuntura japonesa moderna herdou tradições japonesas e chinesas integradas.

No século XX, a Acupuntura como parte da medicina oriental encontrou respaldo na ciência moderna, sobretudo na década de 70, quando sua prática se difundiu para o Ocidente.

Trabalhando a energia Qi do ser humano, a Acupuntura apresenta resultados objetivos e muitas vezes imediatos. Ela regula o fluxo de energia Qi nos canais ou meridianos, desbloqueando e equilibrando o fluxo de energia do organismo.

A Acupuntura, consoante à visão ocidental, é concebida como uma técnica de estímulos nociceptivos periféricos com agulhas que atua nas terminações nervosas livres, estimulando o sistema nervoso central e, assim, liberando uma série de componentes químicos do organismo (moléculas mensageiras), que seriam responsáveis pelos efeitos desejados.                   

Sem empregar intervenções cirúrgicas ou tratamentos baseados em potentes medicamentos alopáticos, as terapias das medicinas orientais promovem a saúde e o bem-estar, proporcionando uma melhora na qualidade de vida. Através da harmonização da unidade mente-corpo-energia, este sistema de saúde milenar possibilita o tratamento e a prevenção de enfermidades, a revitalização do organismo e a longevidade.

No Japão, a acupuntura teve um desenvolvimento extraordinário, sobretudo na área da Eletroacupuntura, método eficaz tanto no tratamento da dor quanto na regulação funcional do organismo. Lá, com as descobertas da ciência e o progresso tecnológico da medicina ocidental, associadas às milenares práticas de saúde, permitiu-se o aumento da expectativa de vida da população.

Em Okinawa – ilha do Sul do Japão – por exemplo, quase 10% da população ultrapassaram os 100 anos de vida. Isto ocorre porque, além das práticas médicas integradas, o povo dessa região do Japão adota um estilo de vida extraordinariamente saudável, baseado em hábitos de um sistema milenar que valoriza a vida e a natureza.    

Em comparação ao restante do país – o Japão tem a expectativa de vida mais elevada do mundo, com média superior a 82 anos – a ilha de Okinawa reflete a realidade de que vale a pena investir num sistema natural de saúde (Sistema Honnō), cujo escopo é: vitalidade, movimento, equilíbrio e longevidade.   

Promovendo a saúde e não apenas combatendo as doenças, a milenar medicina do Extremo Oriente reúne um conjunto extenso de saberes e práticas, que poderia ser muito bem aproveitado pela sociedade atual do Ocidente, que se encontra cada vez mais dependente de um modelo médico que não promove devidamente a saúde, cuidando apenas de doenças.

As enfermidades da atualidade são reflexos de uma postura equivocada do homem em relação à vida. Valoriza-se a autoridade social acima da autoridade da natureza. Assim, as doenças de bases psicossociais são aquelas que acarretam grande parte da dor e do sofrimento do homem moderno.

O I Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica, que será realizado no Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Rio de Janeiro nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2008 em comemoração ao centenário da imigração japonesa, reunirá profissionais e pesquisadores do Japão, Brasil e EUA, trazendo as mais revolucionárias e recentes pesquisas científicas e práticas sobre a Acupuntura, Eletroacupuntura e demais recursos terapêuticos da medicina oriental. Este evento conta com o apoio oficial da Comissão de Eventos Comemorativos do Centenário de Imigração Japonesa do Estado do Rio de Janeiro e do ano do Intercâmbio Brasil-Japão.

A novidade deste Congresso é que ele não será voltado apenas para os profissionais da área da saúde. Interessará, também, ao público em geral, aos pacientes e a todos aqueles que tenham interesse em adotar um estilo de vida saudável que preserve a natureza e valorize a vida.

 

  Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos