topo
menu

Estresse     

 

A verdadeira causa das doenças e o Estresse

Dr. Sohaku Bastos, Ph.D.

Presidente–executivo do I Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica

Muito se tem pesquisado sobre as causas das enfermidades que acometem o homem moderno. Entretanto, existe um consenso na comunidade científica de que é o estresse um dos grandes causadores das doenças contemporâneas, seja ele físico, mental, social, laboral ou ambiental. Não resta a menor dúvida que são o estresse e o erro alimentar os maiores responsáveis pelo desvio catabólico (morte celular) que leva à degeneração do organismo. Muitos cientistas vêm desenvolvendo pesquisas com o objetivo de descobrir o que ocorre com o organismo humano frente à essas agressões e o melhor caminho para evitá-las. Dentre os pesquisadores, sobressai o nome do cientista japonês Toru Abo.

Tive a honra de prefaciar e colaborar na tradução do idioma japonês para o português do livro "Revolução Imunológica" do imunologista Dr. Toru Abo, que no dia 17 de outubro estará no Rio de Janeiro para o Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica. Sinto-me gratificado em poder ajudar na promoção de uma obra que desmistifica os procedimentos terapêuticos das medicinas naturais e complementares. Essas práticas têm sido no Oriente a melhor maneira de se prevenir e de se obter a cura de inúmeras doenças, além de se promover saúde e longevidade.

Na qualidade de estudioso e pesquisador da Medicina Oriental há mais de 40 anos, percebo, nesta obra, a oportunidade de poder esclarecer alguns mecanismos de cura e adoecimento do organismo humano por uma visão inusitada que esclarece as verdadeiras causas das enfermidades crônicas e do envelhecimento precoce. Dr. Toru Abo, chefe da pós-graduação médica da Universidade de Medicina de Nigata, no Japão, descreve de maneira acessível, as conclusões de suas pesquisas em imunologia iniciadas há mais de 25 anos.

Com suas descobertas a respeito da regulação de leucócitos, através do sistema nervoso autônomo, responsável pelas funções vitais do organismo, Dr. Abo afirma que as doenças são provocadas pelo desequilíbrio desse sistema, causando assim, uma alteração da regulação dos leucócitos (células de defesa do organismo) e, conseqüentemente, diminuindo a capacidade imunológica do indivíduo. Segundo ele, o estresse crônico, inclusive o alimentar, é um dos grandes causadores desse déficit no sistema imunológico e, portanto, a cura das doenças ocorrerá somente quando forem tratadas as raízes das enfermidades, que na maioria dos casos é o estresse.

Dr. Abo também faz revelações surpreendentes em relação a doenças como o câncer. Até 2004, quando publicou suas pesquisas, acreditava-se que o câncer era gerado apenas por alterações genéticas provocadas por exposições a agentes externos. Em suas pesquisas, ele demonstrou que somente o próprio organismo pode ser responsável por esse tipo de doença. Segundo suas conclusões, é no meio interno, principalmente na matriz extra-celular, onde tem início o adoecimento, contrariando a visão localista-lesional e reducionista da enfermidade.

Ele afirma com convicção que não há qualquer base científica e lógica que sustente a tese de que é possível o adoecimento de apenas uma parte do organismo. O adoecimento, portanto, permeia o organismo como um todo e a lesão orgânica é apenas parte do adoecimento e não o adoecimento em si, em oposição ao pregado e praticado pela medicina convencional.

As terapias e práticas milenares da Medicina Oriental são para o Dr. Abo as formas eficazes de se diminuir o estresse e aumentar a capacidade imunológica do indivíduo. Diferente da medicina convencional, que acaba por diminuir a capacidade imunológica do organismo com intervenções cirúrgicas e medicamentos, a Medicina Oriental possui terapias de relaxamento, alimentação, respiração, meditação, estimulação corporal, entre outras, como acupuntura, o shiatsu e a fitoterapia, que levam à desintoxicação e à bio-regeneração.

Preconizadas de maneira integrada pelo Sistema Oriental Honnō de Saúde, tais terapias funcionam como estimuladoras do sistema imunológico, permitindo, dessa forma, que o organismo debilitado acione por si só os mecanismos que levam à auto-cura. Há casos, entretanto, que medicamentos alopáticos e a própria cirurgia são recomendados.        

Para mim, que durante anos residi no Japão, entre outros países asiáticos, convivendo e empregando tais terapias, a obra de Dr. Abo surge para despertar nas mentes, tanto de pacientes quanto de médicos e terapeutas, a possibilidade da promoção da auto-cura e do bem-estar, como a melhor forma de obtermos uma vida longeva e saudável.

O livro “Revolução Imunológica” foi best-seller no Japão, fato que demonstra o interesse da população em entender os mecanismos biológicos que levam à cura e, também, esclarecem os equívocos da medicina convencional. Com diversos estudos de casos clínicos tratados por sua equipe de médicos e terapeutas, Dr. Abo nos proporciona respostas sucintas e revolucionárias na cura de doenças como câncer, dores crônicas, alergias, doenças de imunossupressão e outras. Eu gostaria, sinceramente, que esta obra pudesse despertar o interesse de médicos, terapeutas e pacientes também no Brasil.

 

 

  Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos