Verão sem Estresse com Medicina Oriental pela Academia de Saúde Honnō!!!

 

News Letter  Nº4 Novembro - 2008

Notícias, Reportagens e Eventos relacionados ao Sistema Honnō de Saúde e às técnicas e terapias da antiga Medicina Oriental

Novembro de 2008 

1) Atividades na Academia de Saúde Honnō : Promoção para os 50 primeiros alunos!

2) Honnō no Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica 

3) Opinião do Dr. Sohaku Bastos: A Acupuntura Japonesa e a Eletroacupuntura 

4) Regras Básicas para Boa Alimentação de Alta-Vitalidade

5) Notícias gerais  

 

Academia de Saúde Honnō : Aqui alunos são pacientes e pacientes são alunos!

 

 

Praticando as atividades terapêuticas na Academia você participa de um sistema integrado de terapias, além de ser supervisionado e orientado por nossa equipe de profissionais de saúde especializados em práticas e terapias do método de saúde Honnō.

 

Promoção de lançamento para as primeiras matrículas. Matricule-se! 

 

Saber lidar com situações de tensão, saber manter a atitude mental de tranqüilidade, saber manter o corpo funcionando adequadamente através de hábitos corriqueiros como dormir, comer, respirar etc. é de fundamental importância para os dias atuais. Saiba mais sobre o estresse e as doenças Aqui.

 

Esse modelo integrado de cuidados em saúde é chamado no Oriente de Sistema Honnō de Saúde. Baseado na antiga medicina natural japonesa, Honnō-Ryohō, o Sistema Honnō oferece ao praticante as ferramentas necessárias para a obtenção do equilíbrio, do bem-estar e da longevidade.

 

1) Promoção de lançamento para as primeiras matrículas. Matricule-se, já!

 

Ao entrar na Academia de Saúde Honnō, você passa uma avaliação que vale por duas:

 

  • Avaliação funcional, que verificará sua aptidão para a prática de tipos de exercícios físicos.

  • Avaliação Honnō, que através do Shiatsu e/ou Acupuntura você será encaminhado a um programa individual que consta de exercícios físicos orientais; orientação nutricional; práticas mentais de relaxamento e meditação; e de técnicas de postura e estimulação corporal. 

Nossos professores são também profissionais da área da saúde com conhecimento das práticas e terapias orientais.

 

O êxito do programa está em integrar as práticas, estimulando a mudança de hábitos perniciosos à saúde, através de atividades físicas, energéticas e emocionais.

 

Para isso, é de fundamental importância que a unidade mente-corpo-energia seja considerada.  

 

 

Atividades da Academia de Saúde Honnō já em funcionamento:

 

Honno-Kiko Movimentos de cura mente-corpo terapêuticos energéticos e respiratórios. Caracteriza-se por seqüências de exercícios físicos que mobilizam os centros internos de energia do indivíduo (Tantiens), podendo ser praticado por qualquer pessoa.

Alongamento Dinâmico

Prática de exercícios que visa o condicionamento físico e a flexibilidade músculo-articular.

Qi-Gong (Chi-kun)

Prática de movimentos de Cura mente-corpo tradicional da China. Envolve exercícios físicos e práticas respiratórias destinados à mobilização da energia interna, o chamado Qi, ou Chi..

Lian-Gong (Lian-kun)

Prática de movimentos de Cura mente-corpo. Método simplificado do Qi-Gong, envolvendo exercícios físicos e práticas respiratórias.

Tai-chi

A prática do Tai-chi-chuan chinês tem finalidade terapêutica, sobretudo na prevenção de doenças psicossomáticas. De baixo impacto músculo-esquelético pode ser praticado por todos.

Ginástica Oriental para Gestantes

As práticas de mobilização energéticas orientais para gestantes visam reorganizar as emoções, aliviando os sintomas indesejados e orientando os primeiros meses de vida do bebê. Pode ser feita em casal. 

Meditação (Mokuso-Ryoho)

Recurso terapêutico através da meditação com o objetivo de mobilizar a energia interna e externa do praticante, visando à expansão da consciência da realidade, o despertar do instinto de auto-cura e o restabelecimento da capacidade inata de auto-preservação.

Yogaterapia

É a prática do Yôga com finalidades terapêuticas. Empregada na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. Além de empregar técnicas de alongamento e postura.

Ginástica Oriental para crianças

(0 – 8 anos)

Praticado com ou sem os pais, esta atividade física engloba séries de exercícios adequadas a crianças de cada faixa etária com o propósito de estimular a coordenação motora, a concentração e a capacidade de aprendizado.

Karate-hō

É a prática do Karate energético e não esportivo. Os praticantes não se dedicam a competição, mas sim ao desenvolvimento da saúde. Prática de baixo impacto articular harmoniza movimentos rápidos com movimentos lentos e conscientes. O Karate-hō pode ser praticado como auto-defesa, porém com princípios terapêuticos.

Curso de Aprimoramento para Shiatsuterapêutas

Encontros supervisionados de práticas de Shiatsu para profissionais em shiatsuterapia com formação Koho Igaku-in, visando o aperfeiçoamento profissional. Duração de 4 meses.

    

 

2) Honnō no Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica 

Veja as fotos, saiba quem são os profissionais, assista aos vídeos e conheça o resultado das parcerias científicas oficializadas no encontro.

 
O intercâmbio de estudos, conhecimentos e profissionais dos vários países participantes no Congresso proporcionará aos profissionais e à sociedade, um impulso na promoção da saúde e tratamento de enfermidades através da Medicina Oriental. Saiba mais clicando no título. 
 
3) A Acupuntura Japonesa e a Eletroacupuntura  

Dr.Sohaku Bastos, Ph.D.    

Fundador da Sociedade Brasileira de Eletroacupuntura – SOBEA

Membro da Sociedade de Eletroacupuntura Médica do Japão   

 

Com a oportunidade de prefaciar o livro “Eletroacupuntura e Eletrodiagnóstico : Método Ryodoraku de Regulação do Sistema Nervoso Autônomo", lançado no Congresso Internacional Brasil-Japão de Acupuntura e Eletroacupuntura Científica... sinto a necessidade de abordar um pouco da história da Acupuntura Japonesa em nosso país e da Eletroacupuntura no mundo.  

 

Escrito pelo Professor Kimiya Goto, atual vice-presidente da renomada Sociedade Japonesa de Medicina Ryodoraku, exercendo ainda o respeitado cargo de Chefe do Departamento Científico dessa conceituada Sociedade, o livro é de fundamental relevância para o aprimoramento dos profissionais em Acupuntura.

O estudo do Ryodoraku tem observado a função dos nervos simpáticos localizados na superfície corporal e tem descoberto os relacionamentos dos mesmos com cada órgão e a cada víscera, através da condutividade eletrodérmica, construindo dessa forma a teoria sistêmica e sua terapiaPortanto, podemos afirmar que os antecessores do Ryodoraku não seriam os meridianos da Medicina Oriental apenas, mas as funções dos nervos simpáticos disseminados na superificie da pele. 

Para leitura completa, clique no título. 

4) Regras Básicas para Boa Alimentação de Alta-Vitalidade  

Honnō-Ryori - Reeducação da mente e corpo para a nutrição do organismo através de práticas culinárias e da degustação. 

Enumeramos as principais dicas para uma alimentação saudável e de Alta Vitalidade, proporcionando não apenas o equilíbrio nutricional, como também a manutenção da energia Chi dos alimentos: ao comer, o que devemos evitar e o que devemos ter sempre à mesa.  

Para leitura completa, clique no título. 

5) Notícias Gerais

 

Selênio: essencial nofuncionamento da tireóide

Minha Vida, Glaucia Duarte - Endocrinologista

O selênio é importante na nutrição humana e animal. Está presente em uma enzima antioxidante (glutationa peroxidase), que atua impedindo a formação excessiva de radicais livres e no controle de processos envolvendo estresse orgânico. Também é necessário na tireóide, atuando na conversão do hormônio T4 em sua forma mais ativa, T3. A ingestão recomendada a um adulto é de 55 a 70 mcg (microgramas) e as principais fontes nutricionais onde ele está presente são a castanha-do-Pará (que contém 120 mcg em apenas uma unidade), nos frutos do mar, aves e carnes vermelhas, além de nos grãos de aveia e no arroz integral.(...)

 

Estudo aponta que doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no Brasil

Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde aponta que as chamadas doenças da modernidade são as que mais matam homens e mulheres no Brasil. A publicação "Saúde Brasil 2007" revela crescimento no número de mortes provocadas por doenças crônicas e violentas. As doenças do aparelho circulatório --associadas à má alimentação, ao consumo excessivo de álcool, ao tabagismo e à falta de atividade física-- lideram o ranking. (...)

 

Pesquisadores afirmam que a alga Chlorella reduz a gordura corporal, colesterol total e os níveis de glucose no sangue

Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

Pesquisadores investigaram os efeitos da alga Chlorella em pessoas com fatores de risco para doenças decorrentes do modo e estilo de vida, concluindo que seus efeitos podem ser muito positivos. Na edição de setembro do Journal of Medicinal Food, pesquisadores de Kyoto, Japão, conduziram a pesquisa controlando, por testes bioquimicos, os efeitos da administração da chlorella nos pacientes pesquisados e confirmaram a redução dos percentuais de gordura corporal, colesterom total e níveis de glucose no sangue. (...)

 

Poluição aumenta alergias em crianças

Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

Exposição regular à poluição atmosférica, proveniente de tráfego, aumenta o risco de que as crianças desenvolvam alergias. Um estudo do infantis risco de desenvolver alergias por mais de 50 por cento, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do German Research Center for Environment and Health do Institute of Epidemiology, em Munique, e publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, afirma que o risco de desenvolvimento de alergias aumenta em até 50%. “Estamos constantemente encontrando uma forte associação entre a distância até à estrada principal e a evolução das doenças alérgicas”, disse o pesquisador Joachim Heinrich, coordenador do estudo. “Crianças que vivem a menos de 50 metros de uma rua movimentada tiveram uma maior probabilidade de desenvolver sintomas alérgicos, comparadas às crianças que vivem mais distante.” (...)

 

Tecnologia agrícola: saúde ou doença? artigo de Gilberto Dupas

05 Nov, Folha de S.Paulo

Your browser may not support display of this image.Podemos sonhar com uma agricultura orgânica que gere mais saúde que doenças, produzindo comida de boa qualidade?

A ALIMENTAÇÃO humana, contaminada de agrotóxicos e pesticidas e alterada em sua natureza intrínseca pelo processamento radical, está sendo acusada por especialistas de ter sido transformada em uma máquina de fabricar doentes e gerar verdadeiras epidemias contemporâneas, como cânceres e diabetes. (...)

 

Aumenta o número de medicamentos receitados para crianças

o3/11/2008, O Globo

CHICAGO - Cada vez mais crianças estão sendo medicadas para tratar doenças crônicas como asma e hiperatividade, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado nesta segunda-feira na edição de novembro da revista "Pediatrics". Entre 2002 e 2005, as receitas de medicamentos para tratar diabetes 2 dobraram, as de remédio para asma aumentaram mais de 46% , aquelas para tratamentos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade cresceram 40% e as prescrições de drogas contra o colesterol subiram mais de 15%. (...)

 

Novas pesquisas dizem que o bisfenol-A (BPA) pode provocar danos permanentes no cérebro das crianças

06 Nov, portal Ecodebate

Há indícios crescentes de que a exposição pré-natal ao bisfenol-A (BPA) pode provocar alterações permanentes no cérebro das crianças, levando a mudanças comportamentais em fases posteriores da vida. Apesar desta evidência, a FDA tem declarado que o BPA é perfeitamente seguro para consumo por gestantes, lactentes e crianças... O BPA é usado como ingrediente em produtos de plásticos policarbonatos, tais como mamadeiras e garrafas de água, porque permite que o plástico seja resistente e translúcido. Um novo estudo divulgado em outubro sugere que a exposição materna ao bisfenol A (BPA) poderia eliminar ou diminuir a diferença de sexo em determinadas respostas comportamentais. O estudo contribui para uma crescente evidência que sugerindo que a exposição ao BPA afeta o cérebro. (...)

 

Mudança nos costumes alimentares levam muitos a hospitais

Karla Correia e Luciana Abade, Jornal do Brasil 
BRASÍLIA - Aos 32 anos, Helena Leal Rodrigues já fez duas cirurgias cardíacas para trocar válvulas de seu coração. Sofre com o colesterol alto e hipertensão, controlada a base de medicamentos. Não pode trabalhar nem realizar esforço físico por conta de uma cardiopatia – diagnosticada aos 15 anos, em um exame rotineiro para permitir a prática de educação física no colégio – agravada ao longo do tempo pela dieta pesada em gorduras e sal. (...)

 

Alergias podem proteger contra câncer, dizem cientistas

31/10/2008, da Folha de S.Paulo 
Alergias costumam ser muito incômodas, mas um novo estudo sugere que elas também podem trazer benefícios. Após revisar quase 650 estudos feitos ao longo de cinco décadas, cientistas da Universidade Cornell, nos EUA, afirmam que há fortes evidências de que os sintomas alérgicos protegem contra alguns tipos de câncer. (...) 
 
Treino errado nas academias gera epidemia de lesões

Folha on Line,

HELOÍSA HELVÉCIA, editora do Vitrine 
Recomeça a corrida maluca às academias. Como em toda véspera de verão, as salas de musculação incham, as aulas de bike bombam. E sobe o índice de sarados machucados. Ali, onde se busca saúde, são fabricadas também --com cinturas de pilão e barrigas de tanquinho-- contusões, dores, doenças que incapacitam. (...) 

Os Sinais do corpo

Bons Fluidos, Setembro de 2008 
Giuliano Agmont e Ana Holanda 
Descubra o que seu corpo tem a dizer sobre você 
O terapeuta percorre o corpo com as mãos. Os movimentos são leves e contínuos. O terreno é desconhecido, mas o tato vai lhe dar as respostas para a dor de cabeça constante, o inchaço no joelho, a nuca rígida. E, do mesmo jeito que as mãos encontram o início desses nós, são elas também que, por meio de toques firmes e sutis, desatam os emaranhados. (...)

 

Estresse na gravidez tem efeitos nocivos sobre filhos, diz estudo

BBC, 28 de outubro, 2008 
Filhos de mães estressadas podem sofrer de ansiedade e depressão 
Situações de estresse durante a gravidez podem ter efeitos nocivos sobre os filhos, de acordo com um novo estudo de pesquisadores israelenses. 

Estudo liga pouco sono a câncer de mama

BBC, 03 de novembro, 2008 
Ligação pode ser na produção de melatonina 
Mulheres que regularmente dormem seis horas ou menos por noite podem estar aumentando o risco de ter câncer de mama em mais de 60%, segundo um estudo de pesquisadores japoneses. O estudo, realizado por uma equipe da Tohoku University Graduate School of Medicine in Sendai, no Japão, foi publicado na revista acadêmica British Journal of Cancer. (...) 

Câncer desativa alerta ao sistema imunológico

EFE 
O câncer anula a função de alerta do "sistema do complemento" e consegue assim escapar da ação do sistema imunológico, segundo um artigo publicado neste domingo pela revista científica britânica Nature Immunology. O sistema do complemento é uma "cascata" de proteínas que atuam como um alarme de incêndios para alertar o sistema imunológico da presença de uma infecção. (...)

 

Memórias estressadas

Mente e Cérebro, por Robert M. Sapolsky 
Um pouco de agitação pode até fortalecer a memória. Mas, depois de uma situação prolongada de stress, o cenário mental já não é tão satisfatório. (...) 
 
O avanço da Psicoterapia Corporal

Mente e Cérebro, por Rubens Kignel 
Seguidores de Wilhelm Reich desenvolveram abordagens hoje reconhecidas mundialmente como psicoterapias: bioenergética, biossistêmica, biossíntese e biodinâmica procuram o equilíbrio entre corpo, psique e sociedade. (...) 

Iluminação Neuronal

Mente e Cérebro, por Ulrich Kraft 
Meditação é muito mais que um exercício de relaxamento. Neurocientistas constatam que exercícios mentais regulares modificam nossas células cinzentas - e, portanto, também nosso modo de pensar e sentir. (...)

 

A ponto de explodir

Mente e Cérebro, por Felicitas Witte 
Novos tratamentos farmacológicos e por acupuntura prometem atenuar as crises de enxaqueca, caracterizadas por dores de cabeça lancinantes, náusea e vômito. 

Sinal de alerta

Mente e Cérebro, por Hermann Englert 
Stress crônico deixa as pessoas doentes. De que forma? Como podemos prevenir seus efeitos nocivos? Acessos de raiva, ataques do coração, enxaqueca, úlceras no estômago, síndrome do intestino irritável, perda de cabelo nas mulheres - o stress é o culpado por todas essas doenças e muitas outras. (...)

 

Esgotamento Total

Mente e Cérebro, por Ulrich Kraft 
Com esforço e perseverança tudo se alcança, reza a lenda. Mas cuidado: o excesso de trabalho e o stress prolongado podem causar a síndrome de burnout, provocando dores, irritação e depressão. (...) 

Delicada superfície

Mente e Cérebro, por Massimo Barberi 
Distúrbios psíquicos mobilizam hormônios, interferem no equilíbrio imunológico e desencadeiam perturbações na pele, como acne, dermatite e psoríase (...) 

Inconsciente e impermanência

Mente e Cérebro, por Benilton Bezerra Jr. 
A busca pelo conhecimento de si e a abordagem holística do ser humano e do mundo são apenas alguns dos aspectos comuns entre psicanálise e budismo. Que pode haver em comum entre uma tradição religiosa de 25 séculos nascida na Índia uma sociedade de castas altamente hierarquizada e marcada pela visão holística do mundo e uma prática clínica inventada na Europa há pouco mais de 100 anos, surgida como expressão de uma cultura laica, racional e individualista? (...)

 

Bem-vindo ao agora!

Mente e Cérebro, por Steve Ayan 
Utilizar técnicas de atenção plena para aceitar o presente e para vivê-lo de forma intensa pode ajudar a controlar o stress e modificar comportamentos inadequados, harmonizando pensamentos e sentimentos. (...) 

Agulhas, tatuagens e neurônios

Mente e Cérebro, por Sidarta Ribeiro 
As aplicações da acupuntura em pontos específicos do corpo parecem estimular o circuito nervoso responsável pela percepção da dor, diminuindo sua intensidade. (...) 

A vitória do tempo

Mente e Cérebro, por Sidarta Ribeiro 
A depuração das memórias e o uso constante da mente e do corpo são a melhor terapia para combater doenças degenerativas do envelhecimento. (...) 

Guerra de nervos no trabalho

Mente e Cérebro, por Anna-Marie Metz e Heinz-Jürgen Rothe 
Frustração, irritação, uso de drogas e passividade durante o tempo livre podem ser sinal de stress ocupacional; as conseqüências para a saúde se tornam mais dramáticas com o envelhecimento. O stress no trabalho é uma das principais causas de absenteísmo e acidentes. (...)

 

Os riscos de trocar o dia pela noite

Mente e Cérebro, edição 180 - Janeiro 2008

A Organização Mundial da Saúde adverte: o trabalho em turnos fixos ou irregulares pode causar câncer. Quem trabalha em turnos tem maior risco de desenvolver câncer. A advertência é da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (AIPC) da Organização Mundial da Saúde (OMS)...

 

Um cérebro maior graças ao cozimento dos alimentos

Scientific American Fev 2008, por Rachel Moeller Gorman 
Nossa inteligência nos permitiu conquistar o mundo. O segredo para um cérebro maior, afirma o antropólogo biológico Richard Wrangham, é o cozimento dos alimentos, que tornou a digestão mais fácil e liberou mais calorias. (...)

 


Para workshops, palestras, cursos e seminários em sua cidade, entre em contato pelo email: contato@honno.com.br

Fique atento à agenda de eventos AQUI.

Fale conosco      ::     Copyright© 2007 Honnō® : Todos os direitos reservados      ::     Quem somos