topo
menu

Yoga: A busca do autoconhecimento   

Quando se pensa em Yoga, prática que entrou definitivamente no gosto dos cariocas, imagina-se duas situações extremas: ou exercícios introspectivos de meditação, respiração e relaxamento, ou posturas mirabolantes que exigem técnica apurada e grande esforço físico. Em meio a esses dois extremos, existe a busca do equilíbrio psico-físico, ao alcance de todas as pessoas, em qualquer idade. Conhecido também como a Psicologia do Yoga, o Dakshina Tantra tem como diferencial um trabalho de equilíbrio da personalidade, levando à busca do autoconhecimento por meio da energização dos chacras (centros de energia do corpo).

Ao contrário de outras técnicas, o Dakshina Tantra estuda o aluno, analisa seus problemas e necessidades e aplica a cada um deles séries próprias. São exercícios individualizados, renovados de acordo com a evolução da pessoa, que gradativamente vai superando dificuldades e limitações de ordem física, psíquica e emocional. Por isso, as aulas são dadas de forma personalizada, com acompanhamento permanente e reavaliação periódica do aluno.

Além dos conhecidas Ásanas (posturas terapêuticas específicas, com reeducação postural e respiratória), existem séries voltadas para quem tem problemas nas articulações, promovendo o desbloqueio energético e, conseqüentemente, a maior flexibilidade muscular (Pavana Muktasana). Há outras específicas para a coluna vertebral e também alongamentos e posturas realizados com a ajuda de cordas (Yoga Kuruntha, ou marionetes), que levam ao aumento do tônus e da massa muscular.

O Yoga Suksma, praticado em grupo, envolve exercícios físicos e respiratórios associados à concentração, enquanto o Yoga Nidra é uma das diversas técnicas de relaxamento dirigido, incluindo exercícios psicossomáticos e de rejuvenescimento. Pranayamas (exercícios respiratórios) e Meditação com a ajuda de Mantras também fazem parte dessa técnica.

Embora o Yoga não seja ginástica, algumas posturas e técnicas do Tantra surtem efeitos sobre o corpo mais eficazes do que muitos exercícios praticados em academias. Os exercícios são elaborados de tal maneira que ao mesmo tempo em que formam a musculatura, fortalecem os ossos e têm efeito significativo sobre os órgãos do corpo, como sistema digestivo, glândulas endócrinas e sistema nervoso.

Por: Yolanda Stein - Jornalista

Prof. Luis Gondim demonstrando a Yogaterapia no Forte de Copacabana